Universalismo

Deus odeia alguém?

Os universalistas dizem repetidamente coisas como: “Deus nos ama tanto que vai nos salvar a todos”; ou “Ele odeia o pecado, mas ama o pecador” ou “Deus é amor e não enviará ninguém para o inferno”.

Os universalistas ensinam que Deus é tão cheio de amor que simplesmente não pode enviar ninguém para o fogo do inferno eterno. É contra Seu amor infinito. Eles querem que Deus perdoe a todos, mesmo aqueles que O rejeitam abertamente e morrem amaldiçoando a Deus.

Devo admitir que é bom pensar que o amor de Deus é tão infinitamente grande que, no final, todos serão salvos. O inferno é um lugar terrível e não quero que ninguém passe a eternidade  em tormentos. Mas não importa o que eu penso. É importante o que a Bíblia diz.

Deus é amor (1 João 4:8), mas Deus também pune o pecador e odeia todos os que praticam a iniquidade. Deus não é unilateral. Ele não é simplesmente um Deus que ama infinitamente. Ele também é infinitamente justo. Ele deve lidar com o pecado. Ele deve punir o pecador.

Na palavra de Deus, descobrimos que o Senhor providenciou um meio pelo qual podemos ser salvos. Essa única maneira é por meio do sacrifício de Jesus. Para todos os que confiam nele, a salvação virá. Mas para aqueles que se afastam, a ira de Deus permanece sobre eles: “Quem crê no Filho tem a vida eterna; mas quem não obedece ao Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele” (João 3:36).

Deus odeia alguém?

Deus odeia alguém? A resposta é sim.

  • Salmos 5:5, “Os arrogantes não subsistirão diante dos teus olhos; detestas a todos os que praticam a maldade.”
  • Salmo 11:5, “O Senhor prova o justo e o ímpio, e aquele que ama a violência a sua alma odeia.”
  • 20:23, “Além disso, não seguirás os costumes da nação que eu expulsarei de diante de ti, porque eles fizeram todas essas coisas e, portanto, eu os aborreci.”
  • 6:16-19 , “ Há seis coisas que o Senhor odeia , sim, sete que são uma abominação para ele: 17 olhos altivos, uma língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, 18 um coração que maquina planos perversos, pés que rapidamente corre para o mal, 19 Falsa testemunha que diz mentiras e que espalha contendas entre os irmãos . “
  • Oséias 9:15: “Toda a sua malícia se acha em Gilgal; pois ali é que lhes concebi ódio; por causa da maldade das suas obras lançá-los-ei fora de minha casa. Não os amarei mais; todos os seus príncipes são rebeldes”

Esses versículos são difíceis de ler? Eles fazem você se sentir desconfortável? Eles deviam. Deus odeia o pecado. Mas, Ele não pune o pecado. Ele pune o pecador. O pecado não pode ser amarrado e jogado no fogo. Não pode ser colocado em uma caixa ou colado em um pedaço de pau. O pecado é uma rebelião. É uma rebelião no coração. É quebrar a Lei de Deus. O pecado ocorre dentro do coração e da mente das pessoas. Portanto, Deus deve punir o pecador. Por quê? Porque Ele é Santo e Justo e a pessoa que peca ofende a Deus. O caráter Santo e Justo de Deus não permitirá que Ele ignore esta ofensa. Por quê? . . . 

A lei de Deus é perfeita

Quando Deus disse: “Haja luz”, aconteceu. Quando Ele ordenou que os oceanos existissem, eles passaram a existir. A palavra de Deus é poderosa. O que Ele diz nunca é fútil, vazio ou sem poder.

A Lei é um reflexo do caráter de Deus. É puro e perfeito. É poderoso. Os Dez Mandamentos refletem a santidade e a justiça de Deus. Esses mandamentos não são isentos de punições. Uma lei sem consequências é apenas um slogan vazio.

Pecar é quebrar a Lei de Deus e ofender Seu caráter. Pecar significa desafiar Seu caráter e autoridade. Significa que você vai contra a Sua palavra. Mas Deus não é um mentiroso. Sua palavra é verdadeira. Ele disse que punirá o infrator.

Mas, louvado seja Deus, que enquanto éramos ainda pecadores, Jesus morreu por nós (Rm. 5: 6). Não há como agradar a Deus. É por isso que Deus se tornou um de nós (João 1: 1 ,14; Hb 2:17), para tomar nosso lugar e se tornar pecado por nós (2 Coríntios 5:21). Portanto, as pessoas têm duas opções:

  1. Confie em Jesus, Deus em carne, como seu salvador e coloque sua fé no sacrifício que Ele fez na cruz e em nada que você faça.
  2. Rejeite a cruz e deixe a penalidade da Lei cair sobre você.

Ou Deus paga, ou você paga – para sempre. Qual vai ser?

“Pois, se continuarmos pecando deliberadamente, depois de receber o conhecimento da verdade, não resta mais sacrifício pelos pecados” (Hebreus 10:26). Se não houver sacrifício disponível para você, então a ira de Deus permanecerá sobre você porque Ele odeia o pecado e o seu pecado não é removido (João 3:36). Confie somente em Jesus ou a ira de Deus permanecerá sobre você para sempre.

Conclusão

O fato preocupante é que Deus é tão santo e justo que odeia o pecador (Salmo 5:5; Levítico 20:23; Provérbios 6:16-19; Oséias 9:15). Alguns dizem que devemos dizer que Deus só odeia o pecado, mas ama o pecador. Mas, as escrituras acima falam o contrário disso. Mas também é verdade que Ele é amor (1 João 4:8). É melhor aceitar o amor de Deus encontrado em Jesus do que rejeitá-lo e sofrer Sua ira.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia