Doutrinas Cristãs

Pericorese, o que é, e é bíblico?

Editado por David Brito.

A palavra Pericorese é um termo cristão que faz referencia a união das três pessoas da Trindade, a saber; Pai, Filho, Espirito Santo. É derivado do grego περιχώρησις, pericorese que significa “girar, rotação”. O termo foi usado por “João de Damasco (falecido em 749) para ajudar a descrever a Doutrina da Trindade.

A pericorese lida com a relação intra-trinitária na essência do ser de Deus, na qual há comunhão dos três membros da Divindade que inclui amor, harmonia e conhecimento mutuamente exaustivo, etc. É também uma defesa da unidade da Divindade. Deus é uma substância, uma essência, não três partes inter-relacionadas e mescladas. Há no três uma unidade de essência sem coalescência. Pode-se dizer que cada membro da Divindade permeia o outro, habita no outro, está relacionado com o outro e, ainda assim, cada um também mantém sua distinção.

No contexto da Trindade, pericorese se aplica à natureza de Deus e é apenas sobre ele. Nenhum outro ser existente tem pericorese. Pessoas diferentes, por exemplo, podem compartilhar uma natureza comum, mas são indivíduos e seres distintos. Embora cada um dos membros da Trindade compartilhe a mesma natureza (divindade), existe dentro da Trindade uma qualidade única de habitação mútua de cada membro da Trindade, à medida que a distinção dos membros é mantida. Veja Economia da Trindade para mais informações.

Pericorese Cristológica

Jesus é uma única pessoa com duas naturezas distintas (União Hipostática). A pericorese de Cristo é sobre como essas naturezas se relacionam umas com as outras enquanto estão em união e se interpenetram, mas também permanecem distintas. Vemos que os atributos de ambas as naturezas de Jesus são atribuídos à única pessoa (comunicatio idiomatum). Mas como exatamente as duas naturezas se relacionam em uma pessoa? Nós não temos certeza. Diferentes pontos de vista foram propostos.

  • “Lutero afirmava que a exaltada humanidade de Cristo participava da onipresença de sua divindade de maneira a comunicar sua presença na Ceia do Senhor.” 
  • “Jürgen Moltmann recentemente refletiu bastante sobre essa questão em relação à cruz. Ele afirma que, por causa da pericorese do divino no humano, pode e deve ser afirmado que Deus sofreu na morte de Cristo.” 4
  • “Gunton emprega pericorese como um transcendental enraizado na Trindade.” 

Versos usados ​​para apoiar a pericorese

Trinitariano

    • Salmo 2:7, “Certamente direi o decreto do Senhor: Ele me disse: ‘Tu és meu Filho, hoje eu te gerei.’
    • João 13:3, “Jesus, sabendo que o Pai tinha entregue todas as coisas em suas mãos, e que saíra de Deus e voltaria para Deus”,
    • João 14:11, “Acredite que Eu estou no Pai e que o Pai está em Mim; caso contrário, creia por causa das próprias obras.”
    • João 15:26, “Quando vier o Ajudador, que eu enviarei da parte do Pai, que é o Espírito da verdade que procede do Pai, Ele testificará de mim”,

Cristológico

    • João 8:42, “Jesus disse-lhes: “Se Deus fosse vosso Pai, vós me amaríeis, porque eu procedi e vim da parte de Deus, pois nem mesmo vim por minha própria iniciativa, mas Ele me enviou”.
    • João 14:11, “Acredite que Eu estou no Pai e que o Pai está em Mim; caso contrário, creia por causa das próprias obras.”
    • João 16:14, Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará.”.
    • João 16:28, “Eu vim do Pai e vim ao mundo; estou deixando o mundo novamente e vou para o Pai.”
    • João 17:8, “porque as palavras que Tu me deste, tenho dado a eles; e eles as receberam e verdadeiramente compreenderam que eu saí de ti, e eles creram que tu me enviaste.”
    • João 17:21, “para que todos sejam um; assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.”

 

Citações de várias fontes que tratam da pericorese

“Um termo usado na teologia da Trindade para indicar a união íntima, habitação mútua ou interpenetração mútua dos três membros da Trindade entre si. Também usado para a relação das duas naturezas de Cristo.” McKim, Donald K. O Dicionário de Termos Teológicos de Westminster. Segunda edição, revisada e expandida. Louisville, KY: Westminster John Knox Press, 2014

“Pericorese é usada no contexto da Santíssima Trindade para denotar uma interpenetração das pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Cada pessoa permanece distinta das outras, mas participa plenamente em seu Ser e ação como um.” Thiselton, Anthony C. The Thiselton Companion to Christian Theology. Grand Rapids, MI; Cambridge, Reino Unido: William B. Eerdmans Publishing Company, 2015.

“Um termo usado na teologia da Trindade para indicar a união íntima, habitação mútua ou interpenetração mútua dos três membros da Trindade entre si. Também usado para a relação das duas naturezas de Cristo.” McKim, Donald K . The Westminster Dictionary of Theological Terms, Second Edition: Revised and Expanded. Westminster John Knox Press. Edição Kindle.

“Como a essência da Divindade é comum a várias pessoas, elas têm uma inteligência, vontade e poder comuns. Não há em Deus três inteligências, três vontades, três eficiências. Os três são um Deus e, portanto, têm uma mente e vontade. Esta união íntima era expressa na Igreja grega pela palavra perichoresis, que as palavras latinas inexistentia, habitatio e intercommunio eram usadas para explicar.” Hodge, Charles. Teologia Sistemática, Completa; Vol. 1: Introdução, vol. 2: Parte 1, Teologia adequada; Parte 2, Antropologia; Parte 3, Soteriologia; Vol. 3: Parte 4, Escatologia (com índice ativo). Edição Kindle.

 

PARA UM FÁCIL ENTENDIMENTO

Pericorese é uma palavra antiga usada para definir uma brincadeira de roda de crianças, a qual uma criança fica no meio e as outras giram ao seu redor, e depois de um certo momento, a criança que estava no meio sai do centro e volta para roda, sendo substituída por outra da roda que vai para o centro.

O mesmo se dá com a Trindade, ora Jesus está no centro e o Espirito Santo e Deus Pai estão ao redor lhe apoiando e assim sucessivamente.  Em cada momento um está no “centro da roda”.

Podemos assim dizer que, hoje é o Espirito Santo que está no centro até a Volta de Cristo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia