Testemunhas de Jeová

A doutrina da Trindade faz de Deus o autor da confusão?

Em sua publicação “Deve Você Acreditar na Trindade?” as Testemunhas de Jeová começam argumentando basicamente que a doutrina da Trindade não pode ser verdadeira porque é difícil de entender. Eles selecionam várias citações em que indivíduos descreveram a doutrina da Trindade como “um mistério” ou “além da compreensão do homem finito”, e argumentam a partir delas que a Bíblia nos proíbe de ver Deus dessa maneira. Eles afirmam:

“A própria revelação divina não permite tal visão de Deus: ‘Deus não é um Deus de confusão’. – 1 Coríntios 14:33, “João Ferreira de Almeida Atualizada” (Você deveria acreditar na Trindade,1984, pg 5).

Em primeiro lugar, é interessante que eles escolham citar a JFA aqui em vez de sua própria Tradução do Novo Mundo. A própria Bíblia deles diz:

Pois Deus não é um Deus de desordem, mas de paz” (1Coríntios 14:33 TNM).

A Bíblia deles diz “desordem” em vez de “confusão”, o que nega todo o seu argumento. O fato de sua própria tradução ser lida dessa maneira demonstra que eles conhecem muito bem a real intenção deste texto. Trata-se de conduta ordenada na igreja, não de Deus ser um ser tão pequeno e simples que as mentes humanas podem compreender plenamente Sua natureza. Em um contexto mais completo, a passagem diz:

Se alguém falar em uma língua, que seja por dois ou no máximo três, e cada um por sua vez, e deve-se interpretar; mas se não houver intérprete, deve ficar calado na igreja; e que fale consigo mesmo e com Deus. Que dois ou três profetas falem, e que os outros julguem. Mas se for feita uma revelação a outro que está sentado, o primeiro deve ficar calado. Pois todos vocês podem profetizar um por um, para que todos aprendam e todos sejam exortados; 32 e os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas; pois Deus não é um Deus de confusão, mas de paz, como em todas as igrejas dos santos. As mulheres devem ficar caladas nas igrejas; pois não lhes é permitido falar, mas devem sujeitar-se, como também diz a Lei. Se desejam aprender alguma coisa, que perguntem a seus próprios maridos em casa;(1Coríntios 14:27-35).

Claramente, esta passagem não tem nada a ver com a doutrina da Trindade. É sobre como o povo de Deus deve se comportar quando reunido. Deus não deseja confusão casual na adoração de Seu povo. Esse é o ponto que Paulo está fazendo neste versículo. A maneira como as próprias Testemunhas de Jeová traduz o versículo é prova de que sabem disso e ainda assim escolheram tirar as palavras completamente fora de contexto de outra tradução apenas para fabricar esse argumento. É impossível evitar a conclusão de que isso é um engano intencional. Ainda assim, este argumento um pouco mais. A Bíblia realmente apresenta o Deus Todo-Poderoso como um ser simplista que homens finitos podem compreender plenamente? Não, não tem. Pelo contrário:

“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” (1 Coríntios 2:14) Conhecer as coisas de Deus requer a obra do Espírito de Deus. Eles não fazem sentido para o homem natural. Não podemos compreendê-los. De fato, até mesmo o governo diário de Deus sobre Sua criação é insondável para nós:

Com a sua voz troveja Deus maravilhosamente; faz grandes coisas, que nós não compreendemos.” (Jó 37:5). E quais são essas “grandes coisas” que não podemos compreender? Quando você lê o resto da passagem, são coisas como neve, chuva, tempestades e outros padrões climáticos que: “Deus cria as nuvens, ora para castigar os homens, ora para regar favoravelmente a sua terra.” (Jó 37:13).

A Bíblia reconhece quão limitada é realmente a compreensão do homem. Mesmo as coisas mundanas, corretamente consideradas, são maravilhosas demais para nós: “Há três coisas que são maravilhosas demais para mim, Quatro que não entendo: O caminho da águia no céu, O caminho da serpente na rocha, O caminho do navio no meio do mar, E o caminho de um homem com uma serva” (Provérbios 30:18-19).

As Testemunhas de Jeová alegam que dizemos que não podemos compreender a Deus. Quando, na verdade, a Bíblia diz que não podemos nem mesmo compreender um navio navegando no mar ou uma cobra deslizando sobre uma rocha! A verdade é que há muitas coisas extraordinárias demais para compreendermos, embora acreditemos nelas. Eu sei o que significa que a estrela mais próxima que vejo no céu noturno está a 37 trilhões de quilômetros de distância, mas não consigo compreender essa distância. Espaço tão vasto, que está além da minha capacidade de compreender verdadeiramente. O mesmo vale para o tamanho inimaginavelmente minúsculo de um único átomo, ou para o imenso poder de seu núcleo. Eu entendo que essas coisas são verdadeiras, mas essa pequenez está além dos limites da minha mente, e essa vasta energia em um ponto invisível é mais do que posso conceber. De fato, as escrituras me dizem que eu nem mesmo compreendo meu próprio coração (Jeremias 17:9)! Essas coisas estão todas além da mente limitada do homem finito, embora possamos discuti-las significativamente, estudá-las e afirmar sua verdade.

Da mesma forma, a natureza de Deus é incompreensível. Não podemos percebê-lo. Podemos entender e aceitar a verdade do que Deus diz sobre Si mesmo em Sua Palavra, mas isso não significa que compreendemos essas verdades. A Trindade é uma verdade significativa e, em certo sentido, facilmente compreendida sobre Deus. Pode-se explicar de tal maneira que até uma criança pode entender o que você quer dizer. Eu mesmo entendi quando criança o que minha família cristã queria dizer com “a Trindade”. No entanto, a natureza trina de Deus é maravilhosa e está além de nossa compreensão. Assim como a eternidade de Deus ou Sua onipotência, posso entender o que significam as palavras, mas não consigo realmente entendê-las. Não consigo imaginá-lo ou pensar nisso porque sou tão finito e limitado, assim como toda a criação que vejo e experimento ao meu redor. Se não consigo compreender verdadeiramente o clima comum, os barcos flutuantes ou o coração humano, quanto menos posso esperar compreender a natureza do Deus eterno e infinito! De fato, se você definiu Deus até os limites que você pode entender completamente, você não está mais falando sobre o Deus bíblico.

Sei que Deus é uma Trindade da mesma forma que sei que Ele é eterno, imortal, onipotente e bom. Deus revelou todas essas coisas sobre Si mesmo na Bíblia. Eu alcanço tal conhecimento pela fé e confio em Deus em Sua palavra. Fora do testemunho das Escrituras e da obra do Espírito Santo naqueles que pertencem a Cristo, nenhum de nós poderia realmente conhecer essas coisas. E assim faço eco com as palavras do apóstolo Paulo.

14Por esse motivo, dobro o meu joelho diante do Pai, 15do qual se deriva toda a paternidade nos céus e na terra. 16Oro para que, juntamente com suas gloriosas riquezas, Ele vos fortaleça no âmago do vosso ser, com todo o poder, por meio do Espírito Santo. 17E que Cristo habite por meio da fé em vosso coração, a fim de que arraigados e fundamentados em amor, 18vos seja possível, em união com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade dessa fraternidade, 19e, assim, entender o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que sejais preenchidos de toda a plenitude de Deus.” (Efésios 3:14-19).

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia