Apologética

Quais os sinais da apostasia?

Apostasia significa afastar-se da verdade. Portanto, um apóstata é alguém que uma vez acreditou e depois rejeitou a verdade de Deus. A apostasia é uma rebelião contra Deus porque é uma rebelião contra a verdade. No Antigo Testamento, Deus advertiu o povo judeu sobre sua idolatria e sua falta de confiança nEle. No Novo Testamento, as epístolas nos advertem sobre não nos afastarmos da verdade. A apostasia é uma ameaça muito real e perigosa para a igreja. 

“Ninguém, de modo algum, vos engane, porque [a volta de Jesus] não acontecerá sem que venha primeiro a apostasia, e se manifeste o homem da iniquidade, o filho da perdição” (2 Tessalonicenses 2:3).

O versículo acima, nos diz que haverá uma apostasia que está associada ao aparecimento do Anticristo. A maioria dos cristãos está esperando a chegada do Anticristo, mas muito poucos estão esperando pela “apostasia” que deve vir primeiro. A chegada do Anticristo não pode ocorrer até que haja suficiente apostasia no mundo. O Anticristo, que é o maior dos mentirosos, não pode habitar em um mundo onde a verdade da palavra de Deus é ensinada. É por isso que a Bíblia diz que a apostasia virá primeiro, e então o Anticristo será revelado.

Portanto, como cristãos, devemos fazer esta pergunta:

Existe uma apostasia ocorrendo na igreja cristã hoje?

Alguns diriam que não e outros que sim. Mas, enquanto esperamos a chegada do Anticristo, não deveríamos também estar esperando a chegada da apostasia? E onde mais devemos olhar primeiro senão em nossa própria casa, pois a Bíblia nos diz que o julgamento começará na casa do Senhor (1 Pedro 4:17).

Se há de fato uma apostasia ocorrendo na Igreja Cristã, não saberíamos a menos que primeiro examinemos a Bíblia com bastante atenção, e então comparemos a Igreja atual com a Palavra de Deus. É somente depois que um padrão de verdade for estabelecido que teremos uma vara de medição pela qual a apostasia poderá ser detectada. Portanto, proponho a seguinte lista de verdades bíblicas como uma amostra de doutrinas cristãs essenciais e não essenciais pelas quais podemos comparar com outros ensinamentos e fenômenos. Observe que isso não é absoluto, e as nuances de vários tópicos podem ser debatidas, pois nem todos concordarão com a categorização de todos os pontos. Ainda assim, precisamos usar a Bíblia como nosso padrão, e ela nos dá muitas informações pelas quais podemos saber o que realmente é a verdade.

Fundamentos Primários (Natureza e obra de Cristo)

Não se pode negar fundamentos primários ou essenciais do cristianismo e ao mesmo tempo ser cristão, uma vez que são explicitamente declarados como exigidos nas escrituras.

  • Jesus é Deus e homem (João 1:1, 14; 8:24; Cl. 2:9; 1 João 4:1-4).
  • Jesus ressuscitou fisicamente dos mortos (João 2:19-21).
  • A salvação é pela graça mediante a fé (Rm. 5:1; Ef. 2:8-9; Gl. 5:1-5).
  • O evangelho significa a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus (1 Cor. 15:1-4; Gal. 1:8-9).
  • Há apenas um Deus (Êxodo 20:1-3; Isaías 43:10; 44:6, 8)

Essenciais Secundários – (Natureza de Deus) Não se pode negar e ser cristão.

  • Deus existe como uma Trindade de pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. (Veja Trindade)
  • Nascimento virginal de Jesus – refere-se à encarnação de Cristo como Deus e homem.
  • Inerrância das Escrituras (2Tm 3:16)

Princípios não essenciais (Ordenanças da Igreja e prática)

A negação não anula a salvação, mas os princípios são claramente ensinados nas escrituras. A negação sugere apostasia.

  • Presbitério e pastorado (estritamente masculino) (1 Tim. 2:12-13; 3:15; Tito 1:5-7)
  • Fidelidade no casamento em relacionamentos heterossexuais (1 Cor. 6:9)
  • A condenação da homossexualidade (Rm 1:26-27)

Não essenciais secundários

não afeta o relacionamento de salvação de uma pessoa com Deus. Debatido dentro do cristianismo. A negação ou aceitação não sugere apostasia.

  • Batismo para adultos ou bebês
  • Predestinação, eleição e livre arbítrio
  • Comunhão (ceia do Senhor) toda semana, mensalmente ou trimestralmente, etc.
  • Culto de Sábado ou Domingo
  • Culto com ou sem instrumentos, tradicional ou contemporâneo.
  • Arrebatamento pré-tribulacional, arrebatamento no meio da tribulação, arrebatamento pós-tribulação.
  • Pré-milenismo, amilenismo e pós-milenismo.
  • Continuação ou cessação dos dons carismáticos, etc.

Claro, os não essenciais são discutíveis (o que infelizmente leva à fragmentação denominacional). Mas a título de explicação, os Princípios Primários, são aquelas doutrinas que a Bíblia declara que se forem negadas, se não houver arrependimento, levará a condenação eterna. Escrevi sobre isso no artigo Doutrinas Cristãs básicas 2. Para resumir, a Bíblia afirma que se você negar que Jesus é Deus, você está morto em seus pecados (João 8:24 , 58 cf. Êxodo 3:14 ); que se você negar a ressurreição física de Jesus, sua fé é vã (1 Co.15:14 , cf. João 2:19-21); que se você acrescentar obras à salvação, você não está em Cristo (Gl 3:1-3; 5:1-4); e que se você pregar um evangelho contrário ao que os apóstolos pregaram, você é amaldiçoado (Gl. 1:8-9, cf.,1 Co. 15:1-4). Portanto, negar qualquer uma dessas doutrinas, de acordo com as escrituras, é estar sujeito a condenação eterna. Isso obviamente seria apostasia.

Os Fundamentos Secundários são essenciais que esclarecem ainda mais a ortodoxia, mas não há nenhuma declaração explicitamente bíblica sobre cada um deles (que eu saiba), que afirma que negá-los resulta em condenação da mesma forma que os Fundamentos Primários fazem. Os Essenciais Secundários lidam primariamente, com a natureza de Deus. O fato de que há um Deus que é uma Trindade é claramente essencial para a ortodoxia cristã, mas não há nenhuma declaração bíblica afirmando que crer na Trindade é necessário para a salvação. No entanto, isso não significa que a negação da Trindade seja aceitável. Uma pessoa pode ser salva sem conhecer a Trindade. Mas, uma vez que a Trindade é uma verdade bíblica, e o crente é habitado pelo Espírito Santo que dá testemunho da verdade, um verdadeiro cristão não negará a Trindade uma vez que tenha sido ensinada pelas Escrituras.

Assim sendo, os Não Essenciais Primários são ensinamentos bíblicos que, se negados, não afetam a salvação de alguém. Mas, porque a Bíblia os ensina, negá-los é um sinal de apostasia. Os Não Essenciais Secundários não afetam a posição da pessoa com Deus, nem afirmam ou negam o ensino bíblico, pois são discutíveis. Ter crenças diferentes nestes pontos, não é um sinal de apostasia, apenas diferenças de opinião. Mais uma vez, estou ciente de que a categorização dos não essenciais é discutível, mas devo traçar a linha em algum lugar. Infelizmente, é nas doutrinas secundárias não essenciais que ocorre a maior fragmentação denominacional. Esta é uma demonstração triste de que a maioria das divisões ocorre sobre o que é menos importante. Além disso, acredito que é na área dos não-essenciais que a apostasia pode ser detectada pela primeira vez, pois quando se abre um precedente bíblico, logo terá que abrir outro, e outro até se chegar a apostasia.

 

2 Tessalonicenses 2:3

Como citado acima, há uma profecia em 2 Tessalonicenses sobre uma apostasia vindoura que está associada à revelação do anticristo.

Ninguém, de modo algum, vos engane, porque [a volta de Jesus] não acontecerá sem que venha primeiro a apostasia, e se manifeste o homem da iniquidade, o filho da perdição” (2 Tessalonicenses 2:3).

Você está atento a vinda do anticristo? Você está esperando que ele apareça no cenário mundial? Se estiver, você também deve esperar a apostasia relacionada? A maioria dos cristãos esperam o cumprimento desta profecia, mas não procuram os sinais de apostasia.

A Bíblia é a palavra de Deus, e ela nos diz o que é certo e errado. Na medida em que alguém discorda das verdades da palavra de Deus, eles estão se afastando dela. Quais, então, podem ser alguns dos sinais de apostasia? Eu compilei uma lista representativa de problemas. Você pode, ou não, concordar com tudo isso, mas eu os forneço como alimento para reflexão.

Negação de doutrinas cristãs básicas, como a doutrina da Trindade, a divindade de Cristo, a divindade do Espírito Santo, a salvação pela graça e os absolutos morais encontrados na Bíblia. A palavra de Deus é verdadeira. O desvio dos fundamentos de sua verdade é certamente apostasia.

Inúmeras divisões denominacionais que contradizem João 13:35 e 1 Coríntios. 1:10.

É claro que há divisões no corpo de Cristo, e diferenças de opiniões são permitidas (Rm14:1-12). Mas, o número de divisões na Igreja é ridículo e contrário a Cl.3:14.

Ordenação de homossexuais

A homossexualidade é claramente condenada na palavra de Deus (Lv. 18:22; 1 Co. 6:9). Ordenar homossexuais ao ministério é claramente contrário à verdade bíblica e claramente apostasia.

Mulheres anciãs e pastoras

Quer as pessoas gostem, ou não, a Bíblia não apoia as mulheres como anciãs ou como pastoras (1 Tm. 2:12-14; 3:2; Tito 1:5-7). Os homens são chamados para serem líderes na igreja. O fato de existirem mulheres anciãs e pastoras e bispas é um sinal de que os homens não estão fazendo o trabalho que Deus lhes deu para exercer.

Além disso, se você acredita em pastoras e bispas, não descarte este artigo. Você deve sempre examinar a si mesmo para ver se o que você acredia é bíblico.

Não pregar o evangelho conforme 1 Coríntios. 15:1-4.

O evangelho é a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus pelos nossos pecados. Não é uma mensagem de conveniência ou uma promessa de prosperidade financeira. Não se envergonhe do evangelho (Rm. 1:16)

Usar o nome do Senhor em vão, algo que um número surpreendente de cristãos faz. O nome e o título de Deus devem ser usados ​​apenas pelos cristãos de maneira reverente e respeitosa, nunca em exclamações casuais. Só porque os pecadores fazem isso não significa que é uma atitude aceitável.

Não enviar ou deixar de apoiar missionários (ou cortar desnecessariamente os financiamentos) em uma clara violação do “IDE” ordenado por Cristo Jesus em Mt. 28:18-20. Cumprir a Grande Comissão é o mandamento de Jesus. Qualquer igreja que seja capaz de apoiar o trabalho missionário e não o faça está violando diretamente o mandamento de Cristo na Grande Comissão.

Marketing e merchandising

Os que estão no ministério devem viver de seu trabalho. As igrejas devem procurar evangelizar o melhor que puderem, e vender coisas para fazê-lo é aceitável. Mas, quantas bugigangas e objetos com supostas “propriedades mágicas” são oferecidos em nome de Cristo que não honram a Deus, mas são meramente para fins de ganho financeiro? Seitas neopentecostais estão a cada dia obtendo mais espaço nas emissoras de televisão para espalhar suas heresias e abusar da fé alheia.

Pastores que estão mais preocupados com o crescimento de uma igreja do que com a pregação da verdade.

Quem e onde quer que estejam, eles precisam se arrepender. Os pastores devem permanecer na verdade da palavra de Deus, mesmo que isso lhes custe financeira e materialmente.

Pastores que não oram e buscam a face de Deus

Claro, isso deve ser raro. Mas, qualquer pastor que não busca a face de Deus com humildade está procurando fazer um trabalho, não um ministério, sob seu próprio poder.

Pastores que cedem às pressões da igreja em contradição com a palavra de Deus.

Qualquer pastor que faz isso deve se arrepender agora ou descer do púlpito. Os pastores devem permanecer firmes na palavra de Deus, não importa quais sejam os obstáculos ou o custo.

Pastores que falham em equipar suas congregações de acordo com a palavra de Deus.

Pastores são chamados para equipar o cristão para o trabalho do ministério em todos os aspectos da vida (Efésios 4:11): apologética, evangelismo, trabalho missionário, oração, serviço, amor, etc. até mesmo o básico do cristianismo e, em vez disso, estão sendo ensinados sobre o politicamente correto.

,

Não estamos dizendo que você deve pregar fogo e enxofre o tempo todo. Mas o fato é que o evangelho que não incomoda ninguém não é o verdadeiro evangelho da Bíblia. a verdade do evangelho é que as pessoas enfrentarão a condenação. Isso faz parte da mensagem cristã e deve fazer parte da pregação cristã.

Cristãos seguindo “doutores” para si mesmos para fazê-los se sentirem bem (2 Tm.4:3)

O conforto ou a verdade são o objetivo principal dos cristãos? Somos divinos por natureza ou pecadores salvos pela graça? Merecemos ser salvos ou somos salvos pela livre escolha de Deus? Os cristãos que apenas querem ser entretidos e confortados no púlpito ainda são meninos na fé. Eles devem ser desafiados a crescer e assumir riscos.

Evolução

Denominações que adotam princípios evolucionários ou se recusam a tomar posição sobre a evolução.

A apostasia está ao nosso redor em vários graus. Como cristãos, precisamos ter muita certeza de que estamos nos apegando à verdade da palavra de Deus e resistindo à inclusão do liberalismo, do relativismo moral e do secularismo que está à nossa volta. Precisamos nos firmar na palavra de Deus e nunca nos envergonhar da verdade do Evangelho:

 

Porque não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego” (Rm. 1:16).

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia