Catolicismo

Os cristãos devem orar a Deus por meio de imagens de Jesus, anjos e santos?

No catolicismo romano , é uma prática comum dirigir orações para imagens de Jesus ou do crucifixo, bem como imagens de santos, anjos e da Virgem Maria. 

Uma defesa comum dessa prática é afirmar que tais orações não são realmente oferecidas à própria imagem, mas sim por meio da imagem a Deus. Portanto, afirma-se que, tal prática não é idólatra ou antibíblica porque as orações são, em última análise, oferecidas somente a Deus. Curvar-se diante dessas imagens em orações ou acender velas e queimar incenso diante delas é realmente apenas uma maneira de oferecer adoração a Deus por meio da imagem. Mesmo que a imagem represente um anjo ou um santo humano, a ideia é que esses santos mensageiros tragam a oração a Deus em nosso favor. As orações, diz-se, são, em última análise, oferecidas exclusivamente a Deus. Assim, enquanto as Escrituras estão cheias de muitas admoestações como: 

Não fareis para vós ídolos, nem levantareis para vós imagem ou coluna sagrada, nem poreis pedra figurada na vossa terra para se curvar a ela; porque eu sou o Senhor teu Deus” (Levítico 26:1). 

OS CATÓLICOS REFUTAM DIZENDO;

Esses mandamentos, não têm nada a ver com a prática católica romana de colocar imagens e se curvar diante delas porque a Bíblia só proíbe isso se você estiver adorando a imagem como um deus separado. Se você está se prostrando diante de uma estátua e direcionando suas orações para ela como uma forma de orar a Deus, isso é uma coisa completamente diferente, com a qual as Escrituras não condenam.  

Porém, um exame mais atento, mostra que a Bíblia não se limita a condenar a adoração de ídolos de falsos deuses. Trata diretamente da ideia de fazer imagens que representem o próprio Deus e oferecer nossa adoração a Ele vicariamente venerando tais imagens. Por exemplo, antes de entrar na terra prometida, Deus advertiu Israel por meio de Moisés: 

Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o SENHOR, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher; Figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que voa pelos céus; Figura de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra; Que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o SENHOR teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.” (Dt 4:15-19). 

E MAIS UMA VEZ, AS SAGRADAS ESCRITURAS DIZEM; 

Acautelai-vos, pois, para que não vos esqueçais da aliança que o Senhor vosso Deus fez convosco, e façais para vós uma imagem esculpida em forma de qualquer coisa contra a qual o Senhor vosso Deus vos ordenou (Dt 4: 23). 

Alguns católicos objetam que esta ordem era temporária, pois naquele tempo Israel “não viu nenhuma forma no dia em que o Senhor falou em Horebe do meio do fogo, mas Deus mais tarde, apareceu visivelmente aos profetas e, finalmente, na pessoa de Jesus Cristo. Essa regra, afirmam eles, não se aplica mais, pois Deus escolheu revelar a Si mesmo por meio de imagens visíveis” 

E ainda argumentam que; 

“Mas se fosse esse o caso, Moisés estaria errado ao escrever em Deuteronômio, pois Deus já havia se revelado visivelmente mesmo então! Deus apareceu a Abraão como um “forno fumegante e tocha acesa” (Gênesis 15:17) e até mesmo na forma de um homem (Gênesis 18). Jacó também viu Deus aparecer à semelhança de um homem e declarou claramente: “Vi Deus face a face, e ainda assim minha vida foi preservada!” (Gênesis 32:30).  

O ponto em Deuteronômio não é que Deus nunca apareceu em qualquer forma visível. Claramente, Deus tinha feito isso antes várias vezes. Aqui, no entanto, Moisés explica que Deus escolheu falar com eles sem forma no monte precisamente para ilustrar o ponto de que eles não deveriam adorar a Deus representando-O com imagens. Deus pode decidir tomar uma forma quando quiser, mas Ele está acima e além de qualquer forma criada, e não devemos adorá-Lo curvando-nos e orando a coisas que formamos por nós mesmos, mesmo em Seu nome. 

Da mesma forma, o profeta Isaías “viu o Senhor assentado num trono elevado e exaltado” (Isaías 6:1)“ Isso não impediu Isaías de argumentar contra a idolatria, com base em que não há imagem ou semelhança com a qual o verdadeiro Deus possa ser comparado: 

A quem, então, você comparará Deus? Ou que semelhança você vai comparar com Ele?” (Is 40:18). 

O capítulo prossegue contrastando as imagens formadas que os idólatras adoram ao Criador que formou todas as coisas e a quem nenhuma coisa criada é comparável. A idolatria não é apenas tolice porque envolve adorar outras coisas em vez de Deus, É tolice porque não há semelhança na criação com a qual possamos comparar Deus corretamente.  

Mesmo que a imagem que estamos adorando fosse uma imagem do próprio Deus, tanto Moisés quanto Isaías a condenam. Mesmo depois da encarnação, quando Deus encarnou na pessoa de Jesus Cristo, Paulo faz uma observação semelhante aos idólatras de Atenas em Atos 17:22-31. Seu argumento não é meramente que os deuses que os gregos adoram não são realmente deuses. Ele vai mais longe, mostrando o absurdo da própria ideia de que poderíamos representar o Deus que formou todas as coisas por meio de qualquer coisa que um humano pudesse formar. 

De fato, há casos na Bíblia em que as pessoas criaram imagens do SENHOR destinadas a objetos diretos de veneração, e tais passagens sempre denunciam isso claramente como pecado. 

 Mais notoriamente, quando Moisés estava no monte recebendo a Lei, o povo de Israel se voltou para Arão, que fez para eles uma imagem de um bezerro de ouro ao qual eles deveriam dirigir sua adoração. Observe, no entanto, o que Arão diz claramente sobre qual Deus esse bezerro deveria retratar: 

Então todo o povo arrancou as argolas de ouro que traziam nas orelhas e as trouxe a Arão. Ele pegou isso da mão deles, e o moldou com uma ferramenta de gravura e o transformou em um bezerro derretido; e eles disseram: ‘Este é o teu deus, ó Israel, que te fez subir da terra do Egito.’ Agora, quando Arão viu isso, ele construiu um altar diante dele; e Arão fez uma proclamação e disse: ‘Amanhã será uma festa ao Senhor’” (Êxodo 32:3-5). 

O bezerro não deveria ser um novo deus estrangeiro. Era para ser o Deus de Israel quem os tirou do Egito, e a festa antes do bezerro foi considerada uma “festa ao Senhor”. Não parece que eles pretendiam criar um novo deus inteiramente distinto do SENHOR. A imagem do bezerro deveria ser uma imagem de Deus, e a veneração que eles dirigiam ao bezerro deveria ser reverência ao nome do Senhor. Seu plano lamentavelmente equivocado parece ter sido adorar o Único e Verdadeiro Deus através desta escultura de um bezerro. Deus não recebeu tal adoração, no entanto, e a considerou um pecado grave. 

 Da mesma forma, no tempo dos Juízes nos é contado um episódio em que: 

Havia um homem da região montanhosa de Efraim, cujo nome era Miquéias. Ele disse a sua mãe: ‘As mil e cem moedas de prata que foram tomadas de você, sobre as quais você proferiu uma maldição aos meus ouvidos, eis que a prata está comigo; eu peguei. E sua mãe disse: ‘Bendito seja meu filho pelo Senhor.’ Ele então devolveu as mil e cem moedas de prata para sua mãe, e sua mãe disse: ‘Dedico totalmente a prata da minha mão ao Senhor para meu filho fazer uma imagem de escultura e uma imagem de fundição; agora, portanto, vou devolvê-los a você.’ Assim, quando ele devolveu a prata para sua mãe, sua mãe pegou duzentas moedas de prata e as deu ao ourives que as fez em imagem de escultura e imagem de fundição, e elas estavam na casa de Miquéias. E o homem Miquéias tinha um santuário e ele fez um éfode e ídolos domésticos e consagrou um de seus filhos, para que ele se tornasse seu sacerdote. Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia certo aos seus próprios olhos” (Juízes 17:1-6). 

Observe, mais uma vez, que o homem dedicou a prata ao Senhor e fez a imagem com o propósito de adorar ao Senhor. Mais tarde na história, ele até mesmo designa um sacerdote levita para servir diante de sua imagem de prata e se regozija porque o Senhor certamente ficará satisfeito com ele e o abençoará por isso. Ele honestamente pensou que esta era uma maneira adequada de adorar a Deus. A chave desta passagem está na frase; “cada um fazia o que parecia certo aos seus próprios olhos”. O texto usa isso como um exemplo da ignorância pecaminosa do tempo dos Juízes. A Bíblia clara e repetidamente deixa claro que Deus não quer que Seu povo O adore curvando-se e orando às imagens, mesmo que suas orações às imagens sejam apenas orações a Deus. Ele não se agrada de tal adoração. Enquanto o tabernáculo e o templo certamente continham imagens e esculturas de vários tipos, as pessoas nunca foram instruídas (nem permitidas) a rezar ou queimar incenso a essas imagens. Tais obras de arte e estatuária não eram objetos vicários de adoração ou recipientes das orações de Israel. Devemos orar a Deus diretamente, não através de imagens de coisas criadas. 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia