Apologética

A apologética bíblica, e a vida Cristã. 

Por Luke Wayne 

 É parte de nosso chamado cristão estar sempre preparados para fornecer uma defesa racional de nossa fé àqueles que nos perguntarem. Isso não significa que devemos ter memorizado as respostas para cada desafio que um incrédulo possa fazer. Isso significa, no entanto, que devemos cultivar uma prontidão para responder positivamente às objeções do mundo, em vez de fugir ou conceder-lhes respostas evasivas. Essa é a tarefa da apologética. É uma ajuda para o nosso evangelismo, um meio de discipulado e encorajamento para os nossos irmãos na fé para uma vida cristã consistente. De fato, embora nossa apologética deva consistir em palavras faladas e escritas, elas também devem ser sustentadas por uma fundação santa e incontestável de vida cristã. 

 Um dos versos mais importantes sobre o assunto da apologética é o mandamento de Deus para nós através de Pedro: 

Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo” (1 Pe 3:8-17). 

 Raramente vemos essas palavras colocadas em seu contexto: 

 E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção. Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano.  Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal. E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem? Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis; Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo. Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quiser), do que fazendo mal,” (1 Pe 3:8-17). 

 Observe que, enquanto somos inquestionavelmente chamados a dar uma resposta verbal àqueles que questionam a esperança que existe em nós, a força dessa resposta flui do fato de que nossas línguas não são conhecidas por falar mentiras e nossas vidas são visivelmente transformadas por Cristo a quem nós pregamos. Na verdade, essa é a única razão pela qual alguém está fazendo a pergunta! Se ninguém puder ver em sua vida que há uma esperança dentro de você, provavelmente não vão pedir que você explique isso. Nunca alguém questionará por que você é diferente, se você não for diferente. Um coração que tenha Cristo santificado como o Senhor, certamente fluirá para uma vida centrada nele e, assim, se destacará neste mundo. Será tanto a ocasião quanto o peso subjacente de nossa apologética verbal, bem como a vergonha e a convicção de nosso acusador. O apóstolo Paulo também escreveu: 

 Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne.  Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo,” (2 Coríntios 10:3-5). 

 Nós derrubamos especulações e argumentos levantados contra a verdade do evangelho. Nós sujamos nossas mãos em uma guerra de ideias, uma batalha por corações e mentes. Mesmo aqui, no entanto, não estamos apenas levando os pensamentos cativos ao “conhecimento de Cristo”, mas sim à “obediência de Cristo”. A apologética não está apenas ligada a opiniões mudadas, mas a vidas mudadas. Nosso Senhor Jesus nos incumbiu desta tarefa: 

 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus,” (Mt 5:14-16). 

 Nossas boas obras, feitas em Cristo, são um meio que Deus usa para fazer com que os homens “glorifiquem seu Pai que está no céu”. Quando as pessoas não apenas ouvem uma explicação de por que o evangelho é verdadeiro, mas também veem evidências visíveis através da observação do poder que ele tem para mudar sua vida, há pouco que possam dizer. Claro, muitos ainda irão rejeitá-lo, e talvez zombar de você ou até mesmo cometer violência contra você, mas  se o fizerem, será para a vergonha deles e para a glória de Cristo. Observe as palavras de alguns dos primeiros apologistas cristãos logo após a época do Novo Testamento, e como a vida das comunidades cristãs os ajudaram a defender seu testemunho: 

  Eles têm os mandamentos do próprio Senhor Jesus Cristo gravados em seus corações; e eles os observam, aguardando a ressurreição dos mortos e a vida no mundo vindouro. Eles não cometem adultério nem fornicação, nem prestam falso testemunho, nem cobiçam as coisas dos outros. Eles honram pai e mãe e amam seus próximos. Eles julgam justamente, e nunca fazem aos outros o que eles não gostariam que acontecesse a si mesmos. Eles exortam aqueles que os ferem e tentam conquistá-los como amigos. Eles estão ansiosos para fazer o bem aos seus inimigos. Eles são gentis e fáceis de serem solicitados. Eles se abstêm de todas as conversas ilegais e todas as impurezas. Não desprezam a viúva nem oprimem o órfão; e aquele que tem, dá espontaneamente para a manutenção daquele que não tem. Se eles veem um estrangeiro, eles o colocam sob o seu teto, e se alegram com ele como um irmão; porque se chamam irmãos não segundo a carne, mas segundo o espírito. E eles estão prontos para sacrificar suas vidas por causa de Cristo; porque observam os seus mandamentos sem desviar-se e vivem vidas santas e justas, como o Senhor Deus lhes ordenou. E eles lhe dão graças a cada hora, por toda comida e bebidas e outras bênçãos “, (A Apologia de Aristides, Seção 15 início do século 2). 

 

Nós que antigamente nos deliciávamos na fornicação agora abraçamos a castidade. Nós que antes usamos artes mágicas, agora nos dedicamos ao Deus bom e não gerado. Nós que valorizamos acima de tudo a aquisição de riqueza e posses, agora trazemos o que temos para um bem comum e comunicamos a todos os que precisam. Nós que odiamos e destruímos uns aos outros por causa de suas maneiras diferentes de ser, não viveríamos com homens de uma tribo diferente, agora, desde a vinda de Cristo, vivemos com eles como uma família. Oramos por nossos inimigos, e procuramos persuadir aqueles que nos odeiam injustamente a viver de acordo com os bons preceitos de Cristo, para que possam se tornar participantes conosco da mesma esperança alegre de uma recompensa de Deus, o governante de todos, “(Justino Mártir, Primeira Apologia, Capítulo 14, início / meados do segundo século). 

 Eles habitam em seus próprios países, mas simplesmente como residentes. Como cidadãos, eles compartilham todas as coisas com os outros e ainda suportam todas as coisas como se fossem estrangeiros. Cada terra estrangeira é para eles como seu país natal e toda terra de seu nascimento como terra de estranhos. Eles se casam, como todos, e geram filhos, mas não destroem seus filhos. Eles têm uma mesa comum, mas não uma cama em comum. Eles estão na carne, mas eles não vivem de forma carnal carne. Eles passam seus dias na terra, mas são cidadãos do céu. Eles obedecem às leis prescritas e, ao mesmo tempo, superam as leis de suas vidas. Eles amam todos os homens e são perseguidos por todos. Eles são desconhecidos e condenados; eles são mortos e restaurados para a vida. Eles são pobres, mas, ricos para com Cristo; apesar de suas necessidades materiais, são generosos para com todos; eles são desonrados e, no entanto, em sua própria desonra são glorificados. Eles são mal falados, e ainda assim são justificados; eles são insultados e abençoam; eles são insultados e retribuem o insulto com honra; eles fazem o bem, mas são punidos como malfeitores. Quando punidos, eles se alegram como se tivessem tornando-se ainda mais vivos; eles são atacados pelos judeus como estrangeiros e são perseguidos pelos gregos, mas aqueles que os odeiam são incapazes de atribuir qualquer razão para o seu ódio “(A Epístola a Diogneto, capítulo 5, meados do século II).. 

Isso não quer dizer que nosso argumento deva ser um slogan simplista e emocional como “somos pessoas boas, acreditem em nós!  

Primeiro de tudo, não somos pessoas boas. Somos pecadores desesperados vivendo a graça de Deus através da justiça de Cristo e da obra do Espírito Santo. Qualquer bem que o mundo veja em nós é o bem de Cristo, não o nosso.  

Em segundo lugar, os parágrafos acima são pequenos trechos de obras maiores que envolvem seriamente as questões. As vidas mudadas dos crentes representaram um contexto visível em que o caso racional poderia ser levado mais a sério.  

Devemos pregar e defender o evangelho com palavras, mas as palavras mais bem treinadas de um apologista profissional cairão em ouvidos surdos se esse apologista for um homem que vive como o diabo.  

Os lábios que defendem o evangelho não devem ser os mesmos lábios que espalham fofocas e palavrões ou que difamam nossos irmãos. 

 Santifique o Senhor em seu coração, mantenha o evangelho com argumentos sólidos e viva esse evangelho com zelo por Deus e compaixão por seu próximo. Desta forma, nosso Deus será honrado por nossa apologética. 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia