Testemunhas de Jeová

A Sentinela, o Armagedom e o Século XX.

Por Luke Wayne

As Testemunhas de Jeová afirmam que seu corpo governante, a Sociedade Torre de Vigia, é o “escravo fiel e discreto“ de Mateus 24: 45-47, a quem eles afirmam ser um corpo especial de liderança que é o único responsável pela interpretação da palavra de Deus, e a única fonte de nutrição espiritual para as pessoas hoje. Por exemplo, eles escrevem:

Jesus disse que usaria ‘o escravo fiel e discreto‘ para dar ‘o alimento no devido tempo’ aos seus domésticos. (Leia Mateus 24: 45-47.) Esse escravo fiel é o canal pelo qual Jesus está alimentando seus verdadeiros seguidores neste tempo do fim. É vital que reconheçamos o escravo fiel. Nossa saúde espiritual e nosso relacionamento com Deus dependem deste canal ”(The Watchtower: Study Editon, 15 de julho de 2013, p. 20).

Eles assim afirmam que, para estarem certos com Deus, devem submeter-se à liderança desse corpo governante e aceitar seu ensinamento. Eles são as únicas pessoas na terra que podem corretamente interpretar as Escrituras, ou pelo menos as TJs quer que assim acreditemos.

De fato, eles realmente admitem que uma leitura clara das Escrituras, à parte das lentes da literatura da Torre de Vigia, realmente levará as pessoas de volta à doutrina e prática cristãs históricas:

De tempos em tempos, surgiram dentre as fileiras do povo de Jeová aqueles que, como o Satanás original, adotaram uma atitude independente e censurável… Eles dizem que é suficiente ler a Bíblia seja sozinho, ou, em pequenos grupos, mas estranhamente, através de tal “leitura da Bíblia”, eles voltaram às doutrinas apóstatas que o clero da cristandade ensinavam há 100 anos atrás … “(A Sentinela de 15 de agosto de 1981, p. 29).

Assim, se as pessoas apenas lerem a Bíblia por si mesmas, elas chegarão as mesmas conclusões do cristianismo primitivo.

As Testemunhas de Jeová, portanto, dizem que não se pode ler a Bíblia sem a literatura e ensino da Torre de Vigia. É apenas, dizem eles, através do ensino de sua organização que a Bíblia pode ser entendida.

 

Um simples Teste

Mas como, então, alguém deve testar se o ensinamento da Torre de Vigia é realmente a interpretação correta da Bíblia?

Se a Bíblia parece claramente dizer uma coisa e o dogma da Watchtower diz para as  Testemunha de Jeová que eles devem confiar na interpretação da Watchtower acima da leitura clara das Escrituras. A própria Torre de Vigia nos dá uma forte razão para rejeitar essa afirmação e, por sua vez, sua própria liderança. Eles escrevem, por exemplo:

Jeová Deus é o Grande Identificador de seus verdadeiros mensageiros. Ele os identifica fazendo as mensagens que ele realiza através deles se tornar realidade. Jeová é também o Grande Expositor de falsos mensageiros. Como ele os expõe? Ele frustra seus sinais e predições. assim, ele mostra que eles são prognosticadores autonomeados, cujas mensagens realmente provêm de seu próprio raciocínio falso – sim, seu próprio pensamento carnal! “(A Sentinela, 1 de maio de 1997, p. 8).

Assim, mesmo de acordo com a própria Sociedade Torre de Vigia, se um autoproclamado “mensageiro de Deus” autoritariamente oferece previsões sobre o futuro ou o que Deus vai fazer, e se essas previsões não acontecem, é devido  que Deus frustra seus esquemas expondo-os como falsos mestres. Então, se é assim;

será que a organização Torre de Vigia passaria em seu próprio teste?

Quando eles interpretam as Escrituras e oferecem previsões sobre o futuro supostamente derivado através de sua interpretação supostamente autorizativa da profecia bíblica, tais previsões se realizam? Ou Jeová frustra seus sinais e predições para expô-los como mentirosos que operam no pensamento carnal?

Um deserto de erros

A Sociedade Torre de Vigia tem uma longa história de fazer previsões que afirmavam basear-se nas Escrituras. Eles professavam que a geração de 1874, e depois a de 1914, não passaria antes que o fim chegasse. Como eles continuaram a redefinir os limites dessa geração, isso resultou não apenas em uma, mas em várias previsões mal sucedidas (e provavelmente continuarão a produzir mais). Reunindo uma variedade de profecias do Antigo Testamento com a prática do “ano do Jubileu”, a Organização Torre de Vigia também previu o alvorecer de uma nova era gloriosa e a ressurreição dos santos do Antigo Testamento, que ocorreria em 1925.

Obviamente, isso não aconteceu. Da mesma forma, eles argumentaram que 1975 marcou o fim de seis mil anos da história humana e prometeu a aurora do Milênio e a consumação global das promessas do descanso final do sábado. Em cada um desses casos, eles aplicaram sua abordagem distinta para interpretar as Escrituras e fizeram uma previsão que eles afirmaram ter sido prometida pela Palavra de Deus. Em cada um desses casos, sua interpretação falhou.

Este século XX

Sua literatura também fez uma afirmação mais geral, uma previsão abrangente que foi um pouco mais ampla do que a definição de data específica nesses outros exemplos, mas que ainda forneceu um cronograma testável. Essa afirmação era de que a Batalha do Armagedom ocorreria no século XX. Já em 1950, lemos:

“Nem o buscador da verdade, neste tempo do fim, erroneamente pensa que as profecias predizendo o fim da Babilônia foram completamente cumpridas no ano 539 a.C Especialmente em vista do fato de que mais de 600 anos depois uma descrição vívida de ‘BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS PROSTITUIÇÃO E ABOMINAÇÕES DA TERRA ‘, foi dada em Apocalipse, capítulos 17 e 18. O julgamento da desgraça entrou contra a antitípica Babilônia,’ a grande prostituta com quem os reis da terra se prostituíram e que fez os habitantes se embriagarem do vinho da sua prostituição, ‘em breve será realizada.’ Ap. 18: 910. Pelo exposto, fica claro que as Escrituras Hebraicas não são mera história antiga, mas contêm tipos e sombras de coisas que estão por vir agora nesta geração do século XX. ”(A Sentinela, 15 de setembro de 1950, p. 324).

 

Assim, o “julgamento da desgraça” sobre a “Babilônia antitípica” (isto é, a cristandade) era uma profecia que viria a acontecer “nesta geração do século vinte”. Eles afirmaram ainda alguns anos depois:

Precisamos nos voltar para o passado antigo para ver essa maneira de operação divina em ação? Não! Vemos Jeová agindo de acordo com essa mesma regra de ação hoje, neste século XX, para cumprir sua própria profecia de advertência. Sua profecia escrita por meio do apóstolo Paulo diz: ‘A vinda do iníquo pela atividade de Satanás será com todo o poder e com pretensos sinais e maravilhas, e com todo engano para aqueles que estão perecendo, porque se recusaram amar a verdade e assim ser salvo. Portanto, Deus envia sobre eles uma forte ilusão, para fazê-los acreditar no que é falso, para que todos possam ser condenados, pois não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça”. (2 Tessalonicenses 2: 9-12) Os povos deste mundo agora enfrentam o Armagedom e estão prestes a perecer em números horripilantes.”(A Sentinela, 1º de fevereiro de 1955, p. 85).

 

E mais uma vez, “hoje, neste século XX”, Deus está agindo em cumprimento de profecias específicas, para que as pessoas na Terra “agora enfrentem o Armagedom e estejam prestes a perecer lá em números horripilantes“.

Nos anos 70, a Torre de Vigia ainda afirmava (de fato, mais claramente do que nunca) que:

Em breve, no nosso século XX, a ‘batalha no dia de Jeová’ começará contra o moderno antítipo de Jerusalém, a cristandade” (As nações saberão que eu sou Jeová – Como? 1971 p. 216).

Ainda em 1989, a Torre de Vigia publicou a alegação de que o ministério de porta em porta das testemunhas de Jeová chegaria à sua conclusão naquele período de tempo (uma obra que só deveria ser concluída quando o Armagedom chegar e o julgamento for derramado). Eles escreveram:

O apóstolo Paulo estava à frente da atividade missionária cristã. Ele também estava lançando as bases para um trabalho que seria completado em nosso século 20” (A Sentinela de 1. ° de janeiro de 1989, p. 12).

Curiosamente, embora a edição impressa original desta revista da Watchtower afirme como citado aqui, ela foi alterada em publicações posteriores. Assim, a versão digital posterior e o volume encadernado contêm uma forma editada do texto que diz apenas que a obra “pode” estar completa, mas como você pode ver na imagem mostrada aqui,{Original em Inglês} a revista original de 1989 da Watchtower fez a afirmação inequívoca que o trabalho seria concluído no século XX.

Assim, das profecias e tipologias do Antigo Testamento, do livro do Apocalipse, dos escritos de Paulo e da narrativa de sua vida; em resumo, a partir basicamente de sua leitura errada de toda a Escritura, a Torre de Vigia concluiu que o Armagedom viria e seu trabalho missionário terminaria em algum momento no século XX. Eles ensinaram isso por décadas. O fato de mais tarde terem mudado a Sentinela de 1989 para esconder sua afirmação, só aumenta a obviedade de que essa foi, de fato, uma previsão fracassada com implicações profundas.

Então, a Torre de Vigia passa em seu próprio teste de autenticidade como mensageiro de Deus e confiável intérprete da Escritura?

Não, isso claramente não acontece.

Assim, a Torre de Vigia, com sua abordagem confusa e errônea da Bíblia, devem ser rejeitadas. E o que uma leitura simples da Bíblia ensina? Bem, como até a Torre de Vigia admite, ensina o cristianismo histórico.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia