Apologética

Eu, um apologista?

Sim, você é um apologista porque dá respostas sobre Jesus quando fala às pessoas sobre ele. 

Às vezes, quando estou no púlpito depois de me apresentar, dou uma breve história sobre o que me iniciou na apologética e o que me faz continuar. Geralmente, aqueles que ali estão, estão lá para aprender sobre a doutrina cristã; evangelismo; testemunhar aos Mórmons, Testemunhas de Jeová ou outros grupos sectários, ou simplesmente estão lá para fazer perguntas sobre assuntos diferentes.  

Invariavelmente, introduzo o termo “apologética” e o defino como “o campo do estudo cristão que defende a verdade bíblica contra qualquer coisa que se oponha a ela”. Além disso, afirmo que a apologética é tão variada quanto às pessoas e que ninguém pode dominar todas as áreas.  

Quando Deus chama as pessoas para estudo das escrituras, elas se tornarão proficientes naquilo que lhes interessa, de acordo com os dons e interesses que lhes foram confiados por Ele. 

Mas uma das minhas preocupações ao fazer seminários ou estudos é o que chamo de “O efeito do púlpito”. Basicamente, quando um grupo se reúne para ouvir um orador, presume-se que o palestrante conhece muito bem da sua área de atuação e é muito experiente no assunto.  

Dado o fato de que falar em público é a fobia número um em muitos países, o simples fato de uma pessoa poder chegar lá e falar por uma hora sobre um assunto (e gostar de fazer) tem um efeito psicológico de distanciar o aprendiz do professor. 

  O orador é muitas vezes elevado ao status de “Um Professor Especial Chamado por Deus”. Na verdade, no meu caso, o palestrante é apenas alguém que gosta de falar sobre o que sabe. Não sou diferente de ninguém, e isso é importante. As pessoas precisam perceber que são chamadas por Deus para estudar e mostrar-se aprovadas (2 Timóteo 2:15). Além disso, esse “efeito” tende a fazer as pessoas pensarem que elas não podem ser boas apologistas, já que não estão lá em cima falando. Isso não é verdade, e sempre tento motivar as pessoas a estudar e dominar as áreas que o Senhor as chama para estudar. 

Apologética é a tentativa de fazer uma defesa da fé cristã. Se você fizer isso de alguma forma, então você é um apologista. Na verdade, você  recebeu a ordem de ser um apologista em 1Pedro: “antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós“(1 Pe 3:15). 

Se Deus ordena que você faça uma defesa, então Ele está lhe convocando para ser um apologista. Assim sendo, você gostando ou não, recebeu o chamado para ser um apologista.  

Mas não se preocupe. Deus não tem o hábito de enviar pessoas para realizar sua vontade sem equipá-las. 

Agora, o que vou dizer é verdade. Eu já experimentei isso muitas vezes. Mas por favor entenda que esta é a obra do Espírito Santo, não é minha e nem sua. 

Houve momentos em várias situações em que eu estava defendendo a fé e discutindo algo e o incrédulo me fez perguntas muito difíceis de responder. Eu então faço uma pausa, confio em Deus e respiro para então começar a responder. A resposta em muitas ocasiões, veio quando eu comecei a falar. Em outras palavras, eu não sabia o que dizer até começar a falar. Lembro-me das palavras de Jesus em Marcos 13:11: “Quando, pois, vos conduzirem para vos entregar, não vos preocupeis com o que haveis de dizer; mas, o que vos for dado naquela hora, isso falai; porque não sois vós que falais, mas sim o Espírito Santo “. É claro que o contexto da passagem trata de um cristão sendo levado as autoridades por causa da sua fé. Eu digo isso porque quero que você aprenda a confiar no Senhor. Ele disse que estará sempre conosco até o fim (Mt 28:20).  

Eu acredito nisso. Ele está lá quando precisamos Dele. Então, você precisa estudar, estar pronto e confiar no Senhor para fornecer o que precisa quando precisarConfie em Deus e siga em frente! 

 

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia