Apologética

Como fazer apologética

Por David Brito

Uma vez que você já entendeu que de modo geral, todos os cristãos são apologistas, agora vamos ver as ferramentas necessárias para ser um apologista eficiente.

As fundações e ferramentas para uma apologética eficaz

Salvação e Maturidade Espiritual

  • Antes de tudo é preciso ser regenerado, ou seja, ter nascido novamente [1 Pe.1:23, Tt.3:3-5, Jo.3:3]

1 Pe.1:23 “Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre”

Tt. 3:3-5 “Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo”

João 3:3 “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”

  • Entender o que é o Evangelho de Jesus Cristo [1Co.15:3-4] e ser um crente maduro na fé e não carnal. [1Co.3:1-2]

Porquanto, o que primeiramente vos transmiti foi o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras4foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, conforme as Escrituras”

1”Irmãos, não vos pude falar como a pessoas espirituais, mas como a pessoas carnais, como a crianças em Cristo. 2O que vos dei para beber foi leite e não alimento sólido, pois não podíeis recebê-lo, nem ainda agora podeis3porque ainda sois carnais”

 Disciplina

Estude a palavra de Deus (2Tm. 2:15), adoração, oração, etc. É impossível fazer uma defesa eficaz do evangelho da salvação sem uma leitura assídua, disciplina e amor pela leitura, se você não gosta de ler, jamais poderá ser um apologista, ou mesmo entender as doutrinas essenciais do cristianismo pois é impossível conhecer a Deus na medida em que Ele quis revelar-se se não for através das  sagradas escrituras.

Memorize as Escrituras!

É impossível memorizar toda a bíblia, afinal dependendo a tradução, são mais de 31.000 versículos, mas quanto mais versículos você puder memorizar, melhor será a sua evangelização e defesa da fé. Lembre-se que o próprio Jesus Cristo quando tentado por satanás respondia com a palavra de Deus, e um versículo usado de maneira correta no momento certo, tem um poder indescritível. Assim sendo tente memorizar o maior numero de versículos sobre as doutrinas bíblicas possível.

“E propôs a Jesus: “Tudo isso te darei se, prostrado, me adorares10Ordenou-lhe então Jesus: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: ‘Ao SENHOR, teu Deus, adorarás e só a Ele servirás’”. 11Assim, o Diabo o deixou;”

  • Não perca a calma e mantenha o foco.

É comum em um debate com sectários como por exemplo as Testemunhas de Jeová, que eles ao se verem sem respostas, tentem mudar o assunto do tema o qual está se discutindo, não permita que isso aconteça, mantenha o tema do assunto e não se irrite ou fique nervoso, trate-os com amor e gentileza e diga que você numa outra oportunidade poderá discutir outro tema, mas no momento é neste tema que eu gostaria de discutir.(Gl.5:22-23). E mais importante, lembre-se que ninguém sabe absolutamente tudo das escrituras, não tenha vergonha em dizer caso não saiba responder alguma pergunta que não sabe e que irá responder numa próxima oportunidade. É debatendo que se aprende as técnicas e respostas necessárias.

Aprenda o que puder sobre Lógica e pensamento crítico.

O termo falácia deriva do verbo latino fallere, que significa enganar. Designa-se por falácia um raciocínio errado com aparência de verdadeiro, a falácia pode ser cometida por engano ou propositalmente para confundir ou enganar o oponente. Por esta razão é importante saber identifica-la. Neste link do Defendendo a fé você poderá identificar vários tipos de falácias lógicas de argumentação.

Já a melhor definição do que é Pensamento Crítico é : “O pensamento crítico envolve um juízo intencional, no sentido de refletir sobre em que se deve crer ou de como reagir a um exame minucioso, a uma vivência, a uma manifestação oral ou textual, e até mesmo a proposições alheias. Ele também está ligado à definição do conteúdo e do valor do objeto da observação” O pensamento crítico nos ajuda a julgar as ideias que chegam até nós de forma crítica e racional, para evitarmos a manipulação.

Filosofia

A palavra “filosofia” é uma composição de duas palavras: philos (φίλος) e sophia (σοφία). A primeira é uma derivação de philia (φιλία) que significa amizade, amor fraterno e respeito entre os iguais; a segunda significa sabedoria ou simplesmente saber. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber; e o filósofo, por sua vez, seria aquele que ama e busca a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.

A razão da Filosofia ser tão importante para a área da Teologia é que a filosofia é escrava da teologia e não o oposto, Exemplo. O problema da origem do mal na filosofia é respondido na teologia com a doutrina do pecado.  O conceito de determinismo na filosofia é respondido na teologia com a doutrina dos decretos de Deus.

Aprenda Teologia

É fundamental ter um conhecimento básico das principais doutrinas cristãs para um bom entendimento do que é o cristianismo e assim poder não só evangelizar e defender a fé, mas também para acrescentar a própria fé daquele que estuda a teologia bíblica.

É necessário conhecer principalmente as doutrinas básicas e inegáveis da fé cristã, e um bom livro de Teologia sistemática será uma ótima ferramenta para melhor compreender essas doutrinas cristãs e ajudar a outros a compreende-las.

Fundamentos Doutrinários

Bibliologia: A Bíblia é a autoridade final nos assuntos a quais tratam, e é inspirada por Deus?

Teologia: Quem é Deus?

Cristologia: Quem é Jesus

Antropologia: Qual a natureza do homem?

Soteriologia: Como se dá a Salvação?

Estes são alguns exemplos de áreas da teologia a serem estudadas.

Como e onde você pode usar a apologética

Sua Família

Liderar a devoção a Deus.

Conversar com seus filhos sobre Deus

Certifique-se de que seus filhos recebam uma excelente educação cristã.

Locais públicos.

Sua Igreja

A Importância da Igreja

Pastores preparados

Reforçar os valores da Família.

Ensinar e pregar sermões apologéticos.

Teologia sistemática e questões atuais.

Tenha uma lista de recursos para estudo adicional.

Ter líderes bem equipados: (anciãos, líderes de pequenos grupos, líderes de equipe de ministério, etc.).

Participe de conferencias

Tenha um bom discipulado.

Incentive a liderança da Igreja.

Ensine nas classes da escola dominical ou estudos bíblicos e leigos.

Leia os livros de Lee Strobel

Discipule e equipe os outros (especialmente os jovens) e seja discipulado e equipado.

Sugestões

Torne-se professor.

Envolva-se com ministérios estudantis: oradores, estudos bíblicos, evangelismo, etc.

A importância do local de trabalho

Sugestões

Tenha um estudo bíblico.

Tenha um grupo de discussão espiritual.

Tenha um grupo de estudo de livros.

“Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá.” Lc.12:43-44

Recursos

 Bíblia Sagrada.

Introdução a Filosofia Cristã Geisler, Norman.

Norman Geisler Teologia Sistemática (2 Volumes)

Wayne Grudem’s Teologia Sistemática (1 Volume)

Site: defendendoafe.com.br

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia