Catolicismo

Feitiçaria na Igreja Católica Romana

Por Matt Slick

Tradução David BritoResultado de imagem para feitiçaria

 

Feitiçaria é a manipulação do reino espiritual (ou leis naturais ocultas) através de rituais e palavras para obter um resultado específico no mundo físico. Quando uma certa fórmula é executada e um certo resultado é automaticamente alcançado, isso é feitiçaria. Alguns chamam de mágica outros de bruxaria.

Na Igreja Católica Romana há certos rituais em que seguir uma fórmula específica tem um resultado específico. Aqui estão três citações de fontes oficiais católicas romanas que demonstram um tipo de feitiçaria. Vamos dar uma olhada.

Os sacramentos conferem Graça:

Trento, Sessão 7, Cânon 6 – Se alguém disser que os sacramentos da Nova Lei não contêm a graça que eles significam ; ou que eles não conferem essa graça àqueles que não colocam um obstáculo; como se fossem meramente sinais exteriores de graça ou justiça recebidos pela fé, e certas marcas da profissão cristã, pelos quais os crentes são distinguidos entre os homens dos incrédulos; deixe que ele seja anátema.

CIC 1127 Celebrados com dignidade na fé, os sacramentos conferem a graça que eles significam.48 São eficazes porque neles o próprio Cristo está em ação: é ele quem batiza, quem age em seus sacramentos para comunicar a graça que cada sacramento significa. O Pai ouve sempre a oração da Igreja do seu Filho que, na epiclese de cada sacramento, expressa a sua fé no poder do Espírito. Como o fogo transforma em si tudo o que toca, o Espírito Santo transforma-se na vida divina, tudo o que está sujeito ao seu poder.

Os sacramentos funcionam simplesmente sendo feitos, CIC 1128

Este é o significado da afirmação da Igreja de que os sacramentos agem ex opere operato (literalmente: “pelo próprio fato da ação ser realizada”), isto é, em virtude da obra salvadora de Cristo, realizada de uma vez por todas. 

Segue-se que “o sacramento não é feito pela justiça do celebrante ou do receptor, mas pelo poder de Deus”. A partir do momento em que um sacramento é celebrado de acordo com a intenção da Igreja, o poder de Cristo e do seu Espírito age em e através dele, independentemente da santidade pessoal do ministro. No entanto, os frutos dos sacramentos também dependem da disposição de quem os recebe.

Podemos ver pelas três referências acima que os sacramentos:

1) contêm a graça que eles significam

 2) conferem graça

3) que pelo simples ato de realizar um sacramento (um ritual), há um resultado específico (mais sobre isso mais tarde).

 Assim, quando os sacramentos são adequadamente feitos por um sacerdote de uma certa maneira, eles automaticamente alcançam, em virtude da metodologia usada e da autoridade da igreja e do sacerdote, o resultado pretendido. Não é isso que feitiçaria? Isto não é exercer controle das forças espirituais através de rituais com o objetivo de produzir resultados certos e precisos no reino físico?

 Deixe-me dizer de uma maneira diferente. A feitiçaria é a tentativa de controlar o reino físico invocando um ritual que afeta o reino espiritual – toda vez que isso é feito.

Os católicos romanos podem objetar e dizer que a oração obtém um resultado de Deus como ler a Bíblia e ir à igreja. Mas estes não são feitiçaria. Eles também podem dizer que quando os cristãos participam dos sacramentos, Deus está agindo através deles como faz através de nossas orações, lendo a Bíblia e indo à igreja. No entanto, nenhuma dessas objeções ainda caiu na categoria de feitiçaria. Tais respostas perdem completamente o ponto. Novamente, a feitiçaria é a prática de realizar certo ritual sobrenatural que obtém um certo resultado sobrenatural com manifestação no mundo físico – e isso de uma maneira regular e previsível. 

Tomemos, por exemplo, a missa católica romana e a Eucaristia. Quando o padre eleva a bolacha e segue o ritual específico estabelecido pela Igreja Católica Romana e faz seu pronunciamento, ela se torna o corpo de Cristo, automaticamente, toda vez! O ritual tem uma resposta gerada especificamente no reino sobrenatural, com um efeito no físico, cada vez que o ritual é repetido. 

O padre está exercendo o controle do reino espiritual através do ritual. Porque isto é assim? Porque como o Catecismo Católico diz no parágrafo 1128, ao realizar os sacramentos há um certo resultado“pelo próprio fato da ação ser executada”.

Em contraste com este procedimento de resposta ritual, quando oramos a Deus, ele pode ou não responder da maneira que desejamos. Nós não recitamos uma certa oração e “pelo próprio fato de a ação ser realizada ” obter um certo resultado. 

Da mesma forma, ler a Bíblia e ir à igreja não são fórmulas que obtenham um certo resultado ” pelo próprio fato da ação ser realizada ” Quanto à verdadeira prática dos sacramentos nas igrejas cristãs (não nas fórmulas ritualizadas da Igreja Católica), são administrados, Deus voluntariamente trabalha através deles da maneira que quer, e deseja. Não há resultado específico ” pelo próprio fato da ação ser executada “.

Mas e a ideia de que o efeito do sacramento é produzido pelo poder de Deus – não pelo ritual? Isso ainda não lida com o problema. Quer o resultado seja de Deus ou de alguma outra fonte sobrenatural, o ponto é que uma fórmula específica é usada em um ritual específico para obter um resultado específico do reino sobrenatural que se manifesta no físico. Isso é exatamente o que a feitiçaria é. Em vez de depender do Espírito de Deus para trabalhar como Ele deseja da maneira que Ele escolhe, a Igreja Católica Romana usa metodologias ritualizadas para exercer o controle do domínio espiritual a fim de obter resultados físicos. A Igreja Católica Romana precisa se arrepender deste erro

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia