Catolicismo

O Catolicismo Romano e a Arte do equívoco

Por Matt SlickResultado de imagem para fallacy

Equívoco é um erro no diálogo e no discurso lógico, onde o significado de uma palavra muda em uma discussão. É quando uma pessoa confunde o significado de um termo mudando contextos. Um exemplo seria “A evolução afirma que uma espécie pode se transformar em outra. Vemos que os carros evoluíram para estilos diferentes. Portanto, como a evolução é um fato nos carros, ela também é verdadeira nas espécies”. O problema aqui é que o primeiro uso da “evolução” lida com a teoria dos organismos biológicos que mudam através de mutações. O segundo uso lida com o design inteligente de carros sem mudanças mutacionais. Eles são s usos inteiramente diferentes. Isso é um erro de equívoco. É um método impróprio de discurso e persuasão e não deve ser usado para estabelecer doutrinas.

Os teólogos católicos romanos são mestres do equívoco, especialmente quando se trata de Maria. Com equívoco, eles conseguiram desenvolver doutrinas que não têm base alguma nas escrituras. Vamos dar uma olhada no que eles disseram sobre Maria, que talvez seja o melhor exemplo de equívoco católico romano, para que possamos ver como eles desenvolvem suas doutrinas.

“Sua cooperação na redenção objetiva é indireta, promover a cooperação, e deriva disso que ela voluntariamente dedicou toda a sua vida ao serviço do Redentor, e, debaixo da cruz, sofreu e sacrificou-se com ele.” 1 

O problema aqui é que a frase “sofreu e sacrificou-se com ele” Esta frase pode ser entendida de duas maneiras distintas. 

Primeiro, como mãe, ela sofreu ao ver seu filho Jesus morrer na cruz. Em um sentido, pode-se dizer que ela estava participando de um sacrifício, mas apenas no sentido de que estava angustiada ao vê-lo sofrer. Da mesma forma, outros que viram Jesus morrer também teriam sofrido e, nesse sentido, participaram de sua morte simplesmente observando-a. 

Em segundo lugar, a frase “sofreu e sacrificou-se com ele” também pode ser tomada para ter uma qualidade redentora ao lidar com Cristo na cruz. Afinal, Jesus sofreu e expiou o pecado na cruz ( 1 Pedro 2:24).). O problema está na ambiguidade da frase “sofrido e sacrificado com ele”, que é tirado do sentido da angústia maternal de Maria e estendido pela Igreja Católica Romana a um papel de corredentora, que é completamente estranho ao texto bíblico. É como dizer que Jesus sofreu na cruz para expiar o pecado. Maria sofreu vendo-o morrer. Então o sofrimento de Maria expiou o pecado. Com esse equívoco e outros semelhantes, a Igreja Católica Romana disse coisas como as seguintes:

  • “no poder da graça da redenção merecida por Cristo, Maria, por sua entrada espiritual no sacrifício de seu divino filho pelos homens, feita expiação pelos pecados do homem e (de congruon) mereceu a aplicação da graça redentora de Cristo .   desta forma, ela coopera na redenção subjetiva da humanidade “.  2
  • ” por sua intercessão constante continuou a nos trazer os dons da salvação eterna . Por sua caridade materna, ela cuida dos irmãos de seu Filho, que ainda viajam na terra cercados por perigos e seitas até que eles sejam levados para a felicidade de seu verdadeiro lar. Portanto, a Santíssima Virgem é invocada pela Igreja sob os títulos de Advocate, Auxiliatrix (ajudante), Adjutrix (benfeitora) e Mediatrix.. ”  3

Agora, deve ser óbvio que não há a menor sugestão na Bíblia para apoiar a declaração blasfema ” Maria, por sua entrada espiritual no sacrifício de seu divino filho pelos homens, fez expiação pelos pecados do homem”.  Mas a exaltação de Maria, do catolicismo romano, a um grau tão elevado, levou-a a encontrar maneiras de inserir nas escrituras e em sua metodologia filosófica uma maneira de inventar doutrinas. Além disso, não há nenhum apoio bíblico para a ideia de que Maria “por sua constante intercessão continuou a nos trazer os dons da salvação eterna”. No entanto, a Igreja Católica também inventou essa doutrina. Você vê o que a falácia do equívoco pode fazer? É uma ampla porta aberta que quase toda doutrina da Igreja Católica Romana pode ser introduzida – mesmo quando não há absolutamente nenhum apoio bíblico para ela. 

Em vez de ler no texto o que o mesmo não diz, a Igreja Católica Romana precisa confiar na palavra de Deus e não ir além do que está escrito (1 Coríntios 4: 6). A Bíblia nos diz que foi Jesus quem sofreu pelos nossos pecados ( Marcos 8:31 ; Lucas 24:46 ; 1 Pedro 2: 21-24 ) e pelo seu sofrimento nos redimiu (Rm 3:24 ; Ef 1: 7 ; Hb 9:12). Ninguém mais fez isso – ninguém, incluindo Maria. De fato, em nenhum lugar do Novo Testamento a palavra “sofrer” é associada a Maria. Em João 19: 26-27onde Maria está  próxima a cruz de Cristo, nada se diz do seu sofrimento. Claro, sabemos que ela estava de luto; mas o ponto é que a palavra inspirada de Deus não associa Maria à palavra “sofrimento”.

Assim, a Igreja Católica Romana equivocadamente diz que Maria sofreu (viu seu Filho morrer) e então mudou o significado desse sofrimento para ser similar ao tipo de sofrimento sofrido por Jesus na cruz quando foi crucificado ( Mateus 27:35). ), tornou-se pecado ( 2 Co 5:21 ), e o expiou por nós ( 1 Co 15: 1-4 ; Col. 1:20 ; Hb 2:17 ). O fato é que Maria não foi crucificada. Maria não se tornou pecado. Maria não fez expiação. Vamos dar uma olhada mais de perto no que a inspirada Palavra de Deus ensina.

  • Isaías 53: 4-6: “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados..”
  • Mateus 27:35 : “E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançaram sortes.  2 Cor. 5:21 : “Ele fez Aquele que não conheceu pecado ser pecado em nosso favor, para que nos tornássemos a justiça de Deus nEle.”
  • 1 Pe. 2:24 , “e ele mesmo levou nossos pecados em seu corpo na cruz, a fim de que pudéssemos morrer para o pecado e viver para a justiça; porque por suas chagas fostes sarados.”

As Escrituras atribuem expiação, sofrimento para expiação, etc., somente a Jesus. Não há absolutamente nenhuma menção sobre este conceito feito a Maria. Mas isso não impediu a Igreja Católica Romana de dizer coisas como. . .

“… sofrendo com Ele quando Ele morreu na cruz, ela cooperou na obra do Salvador , de uma maneira totalmente singular, pela obediência, fé, esperança e amor ardente, para restaurar a vida sobrenatural às almas.” 4

Por mais abençoada que Maria fosse, ela não expia o pecado. Ela sofreu por causa do que viu Jesus passando, mas sua “cooperação” era completamente passiva. Ela obedeceu a Deus e Jesus sob a lei judaica ressuscitou da cruz, Maria ao presenciar o sofrimento, sofreu com Jesus, mas de modo algum isso significa que ela participou do trabalho expiatório porque o trabalho expiatório somente Cristo poderia fazê-lo. Dizer que alguém participaria da obra de Cristo na cruz  para expiar pecados é tirar o foco de Cristo, negar a suficiência da expiação de Cristo e adicionar alguém à fórmula da obra redentora de Deus para realizar a salvação através da Palavra de Deus encarnada.

Conclusão

A Igreja Católica Romana não apenas usa a falácia do equívoco para produzir novas doutrinas que não são encontradas nas escrituras, mas também outras que estão em contradição direta com ela. É por isso que devemos manter nossos olhos em Jesus e confiar na Bíblia como nosso guia para a verdade espiritual. Caso contrário, como é evidenciado pelo catolicismo romano, todos os tipos de doutrinas serão introduzidos. Quem sabe qual será a próxima? – Maria é divina?

  • 1.Ludwig Ott, Fundamentos do Dogma Católico; Rockford, Illinois: 10 livros, 1974, página 214.
  • 2.Fundamentos do dogma católico, página 213.
  • 3.Vaticano II, Constituição dogmática sobre a Igreja, Lumen Gentium, solenemente promulgada por Santidade Papa Paulo VI, 21 de novembro de 1964, nº 62.
  • 4.ewtn.com/faith/teachings/marya3.htm

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia