Salvação

O que significa que Deus Pai deu pessoas ao Filho?

Jesus disse em João 6:37, “Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.”  

 Então, quem são aqueles que foram dados ao Filho pelo Pai? Para responder a essa pergunta, precisamos olhar para o contexto do versículo, bem como outros versículos que dizem coisas semelhantes. Por favor, considere o seguinte.

  • João 6:35, “Disse-lhes Jesus: Eu sou o pão da vida; quem vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.”
  • João 6:36, “Todavia, como Eu vos disse, embora me tenhais visto, ainda não credes”
  • João 6:37, “Todo aquele que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.”
  • João 6:38, “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.”
  • João 6:39, “A vontade daquele que me enviou é esta: que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas o ressuscite no último dia.”
  • João 6:40, “Porque esta é a vontade de meu Pai, que todo aquele que vê o Filho e crê nele tenha a vida eterna, e eu mesmo o ressuscitarei no último dia.”

Podemos ver que Jesus desceu do céu para fazer a vontade do Pai e que de tudo o que lhe foi dado pelo Pai ele não perderia nada (v. 39). Afinal, o versículo 40 diz que aqueles que crerem serão ressuscitados, e eles também são aqueles dados por Deus Pai a Deus Filho (v. 39) de quem Jesus disse que não perderia ninguém.

Jesus diz coisas semelhantes em outros versículos.

  • João 10:29, “Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai.”
  • João 17:2, “assim como lhe deste autoridade sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos aqueles que lhe tens dado
  • João 17:6, “Eu manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eles eram teus, e tu os deste a mim, e eles guardaram a tua palavra”
  • João 17:9, “Eu estou orando por eles. Eu não estou orando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus”
  • João 17:11, “E eu não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um.
  • João 17:12, “Enquanto eu estava com eles, eu os guardava em teu nome, o qual me deste. Eu os guardei, e nenhum deles se perdeu, exceto o Filho da destruição, para que a Escritura se cumprisse.”
  • João 17:24, “Pai, aqueles que me deste, eu quero que onde eu estiver, estejam comigo, para que vejam a minha glória, a qual me deste, porque me amaste antes da fundação do mundo.”

Para resumir, aqueles dados a Jesus pelo Pai…

  1. …virá a Jesus (João 6:37)
  2. …não será lançado fora (João 6:37)
  3. …não se perderá (João 6:39)
  4. …recebem a vida eterna (João 17:2)
  5. …são os únicos pelos quais Jesus ora (João 17:9)

Conclusão: “Todos os o que o Pai me dá” são os eleitos

Aqueles que são dados ao Filho são os crentes, pois eles virão a Cristo (João 6:37), que Jesus não perderá nenhum deles (João 6:39), não serão arrebatados da mão de Cristo (João 10:29), terão vida eterna (João 17:2) e estarão com Cristo (João 17:24). Portanto, devemos concluir que aqueles dados ao Filho são os cristãos, os eleitos. Eles são os escolhidos para a salvação (2 Tessalonicenses 2:13) e são aqueles a quem Jesus veio redimir. Além disso, uma vez que Jesus não pode deixar de fazer a vontade do Pai, aqueles que são dados ao Filho pelo Pai não podem ser perdidos. Caso contrário, Jesus terá falhado em fazer a vontade do Pai.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia